Não remendando o velho

Foto de Nancy Hann na Unsplash

Muitas vezes não queremos o novo, mas o antigo ajustado a uma nova realidade. Não foi isso que Cristo veio fazer, pois estabeleceu uma nova aliança segundo a graça, não no empenho e esforço pessoal, como podemos ler em Mateus no capítulo nove, nos versículos dezesseis e dezessete:

Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha; porque o remendo tira um pedaço da roupa, e o buraco fica ainda maior. Nem se põe vinho novo em odres velhos, isso, os odres se rompem, o vinho se derrama, e os odres se perdem. Mas põe-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam.” (Mateus 9.16–17 NAA)

Esta foi a resposta de Jesus aos discípulos de João que Lhe perguntou por que os Dele não faziam como os outros. A profundidade da resposta está em compreendermos que Jesus não veio para consertar o velho, nem para trazer novas considerações sobre a religião que professavam. Jesus veio fazer o novo, estabelecer uma nova aliança, fundamentada na lei, mas que a excedia, que não se calcava no esforço pessoal, mas no reconhecimento da dependência completa do Senhor.

Temos que entender que em Cristo temos uma nova aliança, uma nova forma de viver e que trazermos rituais e regras da lei para o novo, implica que estamos equivocados, pois a vontade do Senhor é que vivamos de forma plena na graça, revelando o Seu amor e excedendo em tudo aos religiosos.

Ouça a mensagem no agregador de PODCAST de tua preferência:

CASTBOX, SPOTFY, DEEZER ou GOOGLE

Publicidade