Há um equívoco muito grande quanto a eternidade, pois pensamos que se trata de algo a se definir no futuro, no dia do julgamento ou que possam existir muitos caminhos que conduzem à Deus. Quando assim pensamos, estamos equivocados e caminhamos na direção da morte, pois não andarmos pelos mandamentos, implica que não estamos guardando a nossa alma, como podemos ler em Provérbios, no capítulo dezenove, versículo dezesseis.
“Quem guarda o mandamento guarda a sua alma, mas o que despreza os seus caminhos, esse morrerá.” (Provérbios 19.16 NAA)
Não nos resta muita opção, pois se não andarmos segundo os mandamentos, caminhamos para a morte. E temos que entender que não se trata de guardar para alcançar, mas por termos sido salvos por Cristo, pela graça de Deus é que temos a eternidade. Nele, em Cristo somos feitos um novo ser, um ser espiritual, segundo a vontade do Pai, conforme a Sua natureza. Por termos da natureza de Deus, somos capacitados para rejeitarmos as paixões humanas e andarmos na vontade do Pai e não mais escravos do pecado.
Andarmos pelos mandamentos e os guardando, implica que entendemos onde estamos, compreendemos a vontade de Deus e Sua obra em nosso favor e rejeitamos as paixões humanas, expressando o amor do Pai.