Deus determinou que homens fossem espiar a terra que a nação de Israel iria ocupar. Não enviaram qualquer um, mas os chefes, como podemos ler em Números, treze, do versículo um ao três:
“O SENHOR disse a Moisés: — Envie alguns homens que espiem a terra de Canaã, que eu vou dar aos filhos de Israel. Enviem um homem de cada tribo de seus pais, sendo cada qual chefe entre eles. Moisés os enviou do deserto de Parã, segundo o mandado do SENHOR. Todos aqueles homens eram chefes dos filhos de Israel.” (Números 13.1–3 NAA)
Não seria de esperar que destes líderes a resposta fosse uma atitude de fé que revelasse maturidade e conhecimento de Deus? Dos enviados, somente dois responderam pela fé e pelas promessas de Deus, não pelo que viram. Não confiaram em si mesmos, mas no que Deus afirma. Diante das dificuldades, diante da congregação, como temos agido: segundo a fé, como Calebe e Josué ou tendo a mesma atitude de desespero que os demais revelaram. Sermos líderes e pessoas que inspiram outros a viverem segundo a fé, pelas promessas é o que se espera de nós.