Um entendimento simples que precisamos ter. O Inferno, o lago de logo, o fogo eterno não foi preparado para o ser humano, mas para o diabo e seus anjos. Mas escaparemos nós de tamanha desgraça? O que precisamos entender é que se fizermos as mesmas escolhas, juntos, com o diabo e seus anjos seremos lançados no lago de fogo eterno, como podemos ler em Mateus vinte e cinco, do versículo quarenta e um ao quarenta e três.
“— Então o Rei dirá também aos que estiverem à sua esquerda: “Afastem-se de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos. Porque tive fome, e vocês não me deram de comer; tive sede, e vocês não me deram de beber; sendo forasteiro, vocês não me hospedaram; estando nu, vocês não me vestiram; achando-me enfermo e preso, vocês não foram me ver.”” (Mateus 25.41–43 NAA)
Este é o entendimento que devemos ter: Deus não quer nos condenar ao inferno, mas fez tudo para nos livrar, enviando o Seu filho para nos resgatar das trevas, para que nos tirando do império das trevas, pudéssemos ser transportados para o reino de Seu Filho. O nosso resgate é por Sua graça revelada e não depende do que venhamos a fazer, mas tendo o conhecimento da graça, nos submetendo a Ele como Senhor e Salvador, não temos outra forma de viver que não revelando as virtudes de Deus. Se não caminhamos para a santificação, nos despindo da natureza humana e nos revestindo de Cristo, implica que não entendemos nada e não faremos as obras que temos que realizar como Cristo, revelando o Pai.