Quando somos agredidos, como devemos responder? Quando somos tentados, qual a nossa resposta? Jesus nos ensina sobre isso: a tentação e os ataques que somos alvos, são nada mais que pessoas usadas pelo diabo nos incitando a agir segundo a forma de pensar do mundo.
“Então o diabo disse a Jesus: — Se você é o Filho de Deus, mande que esta pedra se transforme em pão. Mas Jesus lhe respondeu: — Está escrito: “O ser humano não viverá só de pão.” Então o diabo o levou para um lugar mais alto e num instante lhe mostrou todos os reinos do mundo. E disse: — Eu lhe darei todo este poder e a glória destes reinos, porque isso me foi entregue, e posso dar a quem eu quiser. Portanto, se você me adorar, tudo isso será seu. Mas Jesus respondeu: — Está escrito: “Adore o Senhor, seu Deus, e preste culto somente a ele.” Então o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre o pináculo do templo e disse: — Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui, porque está escrito: “Aos seus anjos ele dará ordens a seu respeito, para que o guardem.” E: “Eles o sustentarão nas suas mãos, para que você não tropece em alguma pedra.” Jesus respondeu ao diabo: — Também foi dito: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.” Tendo concluído todas as tentações, o diabo afastou-se de Jesus, até momento oportuno.” (Lucas 4.3–13 NAA)
Sermos prudentes é estarmos ligados às tentações que somos objetos, pois somos em todo o tempo chamados a agir segundo a forma de pensar do mundo, buscando os nossos interesses, desejos e atendimento de nossas paixões. Como rejeitamos? Nos lembrando do que falam as Escrituras, por isso é importante conhece-las para andarmos na vontade Daquele que nos tirou das trevas.