Muitas vezes ficamos preocupados e ansiosos quanto ao que está acontecendo e com relação a maturidade das pessoas, mas precisamos da convicção de Paulo quanto a certeza de quem estava fazendo a obra.
“Paulo e Timóteo, servos de Cristo Jesus, a todos os santos em Cristo Jesus, inclusive bispos e diáconos que vivem em Filipos. Que a graça e a paz de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo estejam com vocês. Dou graças ao meu Deus por tudo o que lembro de vocês, fazendo sempre, com alegria, súplicas por todos vocês, em todas as minhas orações. Dou graças pela maneira como vocês têm participado na proclamação do evangelho, desde o primeiro dia até agora. Estou certo de que aquele que começou boa obra em vocês há de completá-la até o Dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.1–6 NAA)
Quem realiza a obra na vida de cada um é o nosso Deus. Não podemos ter dúvida, mas a convicção de que o operar, o crescimento, o amadurecimento é conduzido pelo nosso Deus. Nosso papel é regar, cuidar, assegurar o ensino segundo o fundamento que é Cristo, pois o resto todo quem faz é Deus.