Se não compreendermos contra o que e quem lutamos, já iniciamos a luta perdendo, pois a falta de entendimento nos conduz na direção equivocada. Temos que entender a nossa realidade, como Paulo nos ensina.
“Vistam-se com toda a armadura de Deus, para poderem ficar firmes contra as ciladas do diabo. Porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, mas contra os principados e as potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestiais.” (Efésios 6.11–12 NAA)
Nossa luta não é contra pessoas, mas contra uma forma de pensar e viver. Não nos opomos às pessoas, mas nos guardamos de toda forma de pensar e viver que não traduza e nem revele o reino de Deus neste mundo. Não se trata do que outros estão fazendo, mas de como estamos vivendo e o quanto estamos alinhados com o mundo ou com o reino de Deus e a vontade do Senhor.
Temos que entender que somos chamados para revelar o reino e encher a terra com a glória do Senhor, entendendo que a nossa real luta não é contra pessoas, mas contra uma maneira de pensar e viver.