O resumo da lei

foto por: Benoît Deschasaux em Unsplash

Paulo, na carta aos Romanos, no capítulo treze, do versículo oito ao dez nos ensina sobre o mandamento que resume toda a lei e os profetas:

A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei. Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.” (Romanos 13.8–10 RA)

Não existe outra maneira de cumprirmos a lei que não pelo mandamento do amor, pois se entendemos que não devemos praticar o mal contra o próximo é porque conhecemos o amor de Deus, nos submetemos a Cristo como Senhor e Salvador e há em nós o entendimento que somos um novo ser, uma nova criatura segundo a natureza de Deus, um ser espiritual e que fomos capacitados para andar na Sua vontade. Sabemos que a vontade do Pai está relacionada a expressarmos o Seu amor no mundo e quando amamos, segundo Cristo, não só O revelamos, como cumprimos toda a lei.

Não há outra forma de cumprimos a lei que não por meio da lei do amor, pois nele temos o resumo de toda a lei, e assim ao amarmos, não praticaremos o mal contra o próximo e revelaremos que andamos em Cristo, cheios Dele, revelando as Suas virtudes ao mundo, como Seus imitadores.

O Resumo da Lei (ouça a mensagem)

CASTBOX, SPOTFY, DEEZER ou GOOGLE