Foto de Wolfgang Hasselmann na Unsplash
Embora Paulo pudesse ser levado a Jerusalém para julgamento e assim ser emboscado, Deus o poupa por causa do Seu plano, levando o governador a mantê-lo em Cesareia, como está em Atos, vinte e cinco, do versículo um ao cinco:
“Três dias depois de ter assumido o governo da província, Festo saiu de Cesareia e foi para Jerusalém. E, logo, os principais sacerdotes e os maiorais dos judeus lhe apresentaram queixa a respeito de Paulo. Contra ele, pediram a Festo o favor de mandar que ele fosse trazido a Jerusalém. É que eles tinham armado uma emboscada para matar Paulo no caminho. Festo, porém, respondeu que Paulo continuaria preso em Cesareia e que ele mesmo, muito em breve, partiria para lá. E concluiu: — Aqueles de vocês que estiverem habilitados me acompanhem; e, havendo contra este homem qualquer crime, acusem-no.”
(Atos dos Apóstolos 25.1–5 NAA)
Não precisamos nos preocupar, pois quando o Senhor quer que algo aconteça, nada irá impedir o Seu mover no sentido de nos conduzir a cumprirmos o que Ele determinou. Embora Festo, o governador, pudesse ter autorizado a sua transferência para julgamento, não era essa a vontade do Senhor, pois Ele tinha outros planos para a vida de Paulo: testemunhar, também em Roma como havia feito em Jerusalém. Temos que olhar tudo na perspectiva que não é por acaso, mas a mão poderosa de Deus se movendo no sentido que Sua vontade se cumpra.
Não se trata do que desejamos e nem do que iremos ou não fazer, mas, da vontade do Senhor que preserva o Seu plano, nos conduzindo para sermos Seus instrumentos e expressão no mundo, nos usando segundo a oferta que fazemos em favor do Seu querer.
Ouça a mensagem no agregador de PODCAST de tua preferência: