Foto de Eduard Delputte na Unsplash
Ao longo da vida de Paulo e suas viagens o que podemos observar: alguns ouvem e se submetem, outros simplesmente desconsideram e muitos outros se opõem à mensagem do evangelho. Nada mudou, tudo continua na mesma, como podemos ler em Atos dezenove, do versículo oito ao dez:
“Durante três meses, Paulo frequentou a sinagoga, onde falava ousadamente, discutindo e persuadindo a respeito do Reino de Deus. Mas como alguns deles se mostravam teimosos e descrentes, falando mal do Caminho diante da multidão, Paulo se afastou deles. E, levando consigo os discípulos, passou a falar diariamente na escola de Tirano. Paulo fez isso durante dois anos, de modo que todos os habitantes da província da Ásia ouviram a palavra do Senhor, tanto judeus como gregos.” (Atos dos Apóstolos 19.8–10 NAA)
Podemos e devemos ter expectativa diferente? Não, pois tudo continua na mesma e o ser humano reagindo como sempre, rejeitando a palavra e não se submetendo a Deus. Mas qual deve ser a nossa reação? Brigarmos? Rebatermos? Não!! Temos que agir como Paulo, pois é assim que revelamos temor e compromisso com Deus, honrando os que estão conosco. Não podemos andar na companhia de tais pessoas e nem achar que insistindo elas mudarão de ideia, pois isto não acontecerá.
Temos que entender o compromisso que temos com o Pai e a Sua vontade, por isso, quando alguém rejeita e contesta a palavra, se opondo, não devemos andar juntos, mas, nos afastarmos e nos preocuparmos com aqueles que honram ao Senhor e desejam crescer na fé, para que possam viver o reino segundo a vontade do Pai.
Ouça a mensagem no agregador de PODCAST de tua preferência: