Quando falamos de sabedoria estamos tratando da que revela os valores eternos, não do conhecimento humano ou da capacidade de argumentação, mas a que revela e manifesta a vontade de Deus aos seres humanos, mas de onde ela vem? Isto que podemos observar nas palavras de Jó, no capítulo vinte e oito, do versículo vinte ao vinte e oito.
“Mas de onde vem a sabedoria? E em que lugar estará o entendimento? Está encoberta aos olhos de todos os seres vivos, e oculta às aves do céu. O abismo e a morte dizem: ‘Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama.’ ” “Deus lhe entende o caminho, e ele é quem sabe o seu lugar. Porque o seu olhar alcança as extremidades da terra; ele vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando Deus regulou o peso do vento e fixou a medida das águas; quando determinou leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões, então ele viu a sabedoria e a manifestou; estabeleceu-a e também a examinou. E disse ao ser humano: ‘Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e afastar-se do mal é o entendimento.’ ”” (Jó 28.20–28 NAA)
Não existe outra forma. A Sabedoria que traz vida está em Deus. No conhecimento Dele que compreendemos a Sua vontade, no entendimento iluminado que nos afastamos do que não revela a glória do Senhor. À medida que conhecemos o Pai e a Sua vontade, não só revelamos o temor, mas demonstramos a sabedoria do alto nos nossos relacionamentos, manifestando o Criador. Não existe outra maneira que não por meio do conhecimento do Pai ou outra forma que não por meio das Escrituras que nos conduz ao entendimento e ao conhecimento Daquele que nos dá a verdadeira vida.
Ouça a mensagem no agregador de PODCAST de tua preferência: