Não se trata de cumprir, mas exceder

Vivermos o reino de Deus e andarmos na vontade do Pai não se trata de obediência a mandamentos simplesmente, mas compreendermos quem somos Nele e andarmos segundo as Suas virtudes para excedermos a lei, como Cristo nos ensina em Mateus, no capítulo cinco, do versículo dezessete ao vinte:

“— Não pensem que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, mas para cumprir. Porque em verdade lhes digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que desrespeitar um destes mandamentos, ainda que dos menores, e ensinar os outros a fazer o mesmo, será considerado mínimo no Reino dos Céus; aquele, porém, que os observar e ensinar, esse será considerado grande no Reino dos Céus. Porque eu afirmo que, se a justiça de vocês não exceder em muito a dos escribas e fariseus, jamais entrarão no Reino dos Céus.” (Mateus 5.17–20 NAA)

Quando entendemos quem somos em Deus e que fomos feitos à imagem de Cristo, que estamos na Sua presença e que Seu amor é derramado em nós pelo Espírito de forma abundante, devemos negar a nós mesmos e andarmos segundo o Seu amor, pois como Paulo nos ensina, quem ama o próximo cumpre toda a lei e os profetas. Mas não se trata de amarmos o outro como a nós mesmos, mas amarmos como Cristo nos amou e nos chama para viver, pois somos enviados ao mundo, para andarmos segundo a justiça eterna, revelando as virtudes do Criador, sendo imitadores de Cristo.

Publicidade