Termos o entendimento sobre o que significa ser bem-sucedido segundo os valores eternos, não tem o mesmo significado que o pensamento natural, como o salmista afirma no capítulo um, do versículo um ao três.
“Bem-aventurado é aquele que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Pelo contrário, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a uma corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo o que ele faz será bem-sucedido.” (Salmo 1.1–3 NAA)
Não se trata dos resultados que damos, do quanto alcançamos ou fazemos neste mundo, seja na questão da riqueza, de acumular ou de poder que alcançamos. Os que pensam como o mundo é que são assim e somos seduzidos a pensar e viver como eles.
Para sermos bem-sucedidos na perspectiva eterna, temos que aprender a pensar como Cristo, a olhar segundo os valores eternos e para que isto seja possível, temos que conhecer a palavra de Deus, meditar no que ela afirma, pois se assim o fizermos e não formos coniventes com os valores deste mundo, seremos como a árvore plantada à beira da corrente de água e sempre daremos o fruto no tempo certo.