Somos chamados para vivermos o reino de Deus na terra, não para andarmos em trevas. Somos salvos pela graça de Deus, por meio da obra de Cristo, para vivermos o Seu reino da terra, não para continuarmos em trevas.
“Que a imoralidade sexual e toda impureza ou avareza não sejam nem sequer mencionadas entre vocês, como convém a santos. Não usem linguagem grosseira, não digam coisas tolas nem indecentes, pois isso não convém; pelo contrário, digam palavras de ação de graças. Fiquem sabendo disto: nenhuma pessoa imoral, impura ou avarenta — porque a avareza é idolatria — tem herança no Reino de Cristo e de Deus. Não se deixem enganar com palavras vazias, porque a ira de Deus vem sobre os filhos da desobediência por causa dessas coisas. Portanto, não participem daquilo que eles fazem.” (Efésios 5.3–7 NAA)
Queremos muitas vezes amenizar as coisas, podemos até pensar que Deus releva muitas coisas, mas estamos equivocados quanto a isso. Somos salvos pela graça, para andarmos na Sua vontade segundo os valores eternos do reino, não para permanecermos e fazermos as obras das trevas. Quando assim agimos, podemos até pensar que Deus se agrada, mas estamos equivocados, pois Ele não toma parte em obras das trevas. Assim como Ele, devemos ser Seus imitadores, andarmos no Seu amor e rejeitarmos toda prática de obras das trevas, para não sermos religiosos e rejeitados por nosso Deus.