foto por: Ryan Loughlin em Unsplash
Ao compreendermos a obra de Deus em nosso favor, quem somos e onde estamos, entendemos que não somos escravos do pecado, não precisamos viver segundo o mundo e que os ensinos do Senhor não são difíceis, como podemos ler na primeira carta de João, no capítulo cinco, do versículo três ao cinco:
“Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de guardar. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (1João 5.3–5 NAA)
Esta é a certeza que precisamos ter: o justo vive por fé, fundamentado nas palavras do Senhor, não no que vê ou sente. Conhecermos as promessas e compreendermos a obra de Deus por nós e em nós é que nos leva a viver segundo os Seus mandamentos. Não se trata de fazer para ser e alcançar, mas de compreender que já fomos alcançados, quem somos e por causa disso, como devemos viver, já não escravos do pecado, mas filhos da justiça que revelam o reino de Deus no mundo, enchendo a terra com o conhecimento da Sua glória.
Podemos viver os mandamentos do Senhor porque não são difíceis, quando compreendemos a salvação recebida, Sua obra em nosso favor, que fomos libertos e capacitados para andar na Sua vontade.