Quando somos egoístas e pensamos somente em nós e não no que precisamos fazer, estamos agindo conforme a forma de pensar do mundo e não como Cristo.
“Porque, se alguém enxergar você, que tem conhecimento, sentado à mesa no templo de um ídolo, será que a consciência do que é fraco não vai ser induzida a participar de comidas sacrificadas a ídolos? E, assim, por causa do conhecimento que você tem, perde-se o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu. E, deste modo, pecando contra os irmãos, ferindo a consciência fraca que eles têm, é contra Cristo que vocês estão pecando. E, por isso, se a comida serve de escândalo ao meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo.” (1Coríntios 8.10–13 NAA)
Quando não compreendemos quem somos, nosso papel e responsabilidade diante de Deus quanto às pessoas que precisam conhecer e compreender a Sua vontade, não agiremos pela lei do amor, mas, pela busca do interesse próprio, fazendo segundo o que compreendemos e não pela lei do amor, tornando-nos assim, motivo de escândalo para aquele que é fraco na fé e não tem o conhecimento da vontade do Pai e o entendimento de quem somos.
Preferível deixarmos de fazer as coisas que sabemos que não faz diferença, a sermos motivo de tropeço e escândalo para aquele que é fraco na fé e sem entendimento, pois precisamos agir como Cristo.