foto por: Kevin Oetiker em Unsplash
Em Atos aprendemos algo de Paulo que nos ajuda na caminhada, como podemos ler no capítulo vinte, versículos vinte e dois e vinte e três:
“E, agora, constrangido em meu espírito, vou para Jerusalém, não sabendo o que ali me acontecerá, senão que o Espírito Santo, de cidade em cidade, me assegura que me esperam cadeias e tribulações.” (Atos dos Apóstolos 20.22–23 RA)
Nem sempre temos claro a nossa caminhada, muitas vezes sabemos para onde ir e o que temos que fazer, como Paulo, mas à medida que caminhamos rumo ao destino, recebemos de Deus, por meio do Espírito, a compreensão da nossa tarefa e o que passaremos. Assim observamos o que ele passou, primeiro: sabia que tinha que ir para Jerusalém e depois para Roma, depois: que não seria uma jornada fácil e que enfrentaria desafios e tribulações. Assim como foi com ele, acontece conosco, mas, não podemos desistir e sim perseverar no que Deus nos chamou para realizar.
Temos que compreender que à medida que avançamos, o Espírito nos dá a conhecer maiores detalhes do que iremos fazer e do que teremos que enfrentar: as lutas e dificuldades que passaremos, mas não podemos desistir do nosso chamado.