Imagem de Peter Grubbert por Pixabay
Assim como foi com Pedro, também a igreja em Jerusalém, especialmente os favoráveis à circuncisão, os mais religiosos, Deus operou por meio do testemunho de Pedro, para que as barreiras fossem quebradas, como podemos ler em Atos, no capítulo onze, do versículo um ao três.
“Chegou ao conhecimento dos apóstolos e dos irmãos que estavam na Judeia que também os gentios haviam recebido a palavra de Deus. Quando Pedro voltou para Jerusalém, os que eram da circuncisão começaram a questioná-lo, dizendo: — Você entrou na casa de homens incircuncisos e comeu com eles.” (Atos dos Apóstolos 11.1–3 NAA)
Eles não agiram diferente do esperado. Assim é o processo de Deus. Eles não enxergavam além do que queriam crer e do que podiam observar nas Escrituras limitados à falta de entendimento que tinham. Eles não se lembraram das promessas no Antigo Testamento ou nem mesmo pensavam que poderia ser Deus operando. Pedro testemunha e eles aceitam que não se trata do que eles queriam, mas do que Deus estava fazendo, quebrando barreiras, tendo a consciência que a resistência dos judeus religiosos iria aumentar com o que Paulo iria fazer em suas viagens.
A cada dia, a cada nova experiência, Deus por meio das Escrituras, de outras pessoas, de testemunhos, opera em nossas vidas, iluminando o nosso entendimento, para que não insistamos no caminho da religiosidade, mas, para que aprendamos a agir segundo o Seu amor e assim, sendo luz possamos conduzir as pessoas ao conhecimento do Pai, da Sua salvação e vontade.
Ouça a mensagem no agregador de PODCAST de tua preferência: