foto por: Paola Chaaya em Unsplash
Judas tomou a decisão de trair o Senhor, como podemos ler no evangelho de Marcos, no capítulo quatorze, versículos dez e onze, mas, por que ele traiu?
“E Judas Iscariotes, um dos doze, foi falar com os principais sacerdotes, para lhes entregar Jesus. Eles, ouvindo isto, se alegraram e prometeram dar dinheiro a ele; nesse meio tempo, Judas buscava uma boa ocasião para entregar Jesus.” (Marcos 14.10–11 NAA)
Judas traiu Cristo por causa do dinheiro? Podemos entender que não, pois se tivesse sido, não teria devolvido quando compreendeu o que tinha feito. Uma coisa podemos observar: ele andava pela maneira de pensar do mundo. Ele entendia que Jesus era o Messias, mas onde ele errou em sua atitude? Não seria no aspecto de querer dar uma “mãozinha” para Deus, no sentido de que se estimulasse Jesus, Ele não agiria como o Messias para restaurar o reino? O reino de Deus não se trata do que queremos, mas de aprendermos a ouví-Lo e a andarmos na Sua vontade, revelando e expressando a Sua vontade. Judas talvez não tivesse ideia da operação que iniciou quando traiu o Senhor, mas foi a sua atitude que desencadeou todo o processo que levou a condenação, morte e ressurreição de Cristo, para que recebêssemos o perdão e sermos reconciliados com o Pai.
Que não tenhamos essa mesma atitude, achando que podemos, segundo nossas expectativas, fazer a vontade de Deus se cumprir, querendo dar uma mãozinha em Seu plano.