foto por: eberhard grossgasteiger em Unsplash
Paulo na carta aos Romanos, no capítulo um, versículos dezesseis e dezessete afirma:
“Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego; visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.” (Romanos 1.16–17 RA)
Há em nós uma expectativa e um empenho para sermos bons, fazermos boas obras para que ao vê-las Deus possa nos recompensar com a vida eterna, mas isto não acontecerá. Somos salvos pela graça, por meio da obra de Cristo. Aceitamos isso por fé, porque é uma promessa que nos foi feita pelo Criador. Ele nos justifica, por isso o justo vive por fé, não se trata do que podemos fazer, mas de recebermos por fé. Conhecermos e compreendermos as boas novas que Deus nos traz, é que revela o Seu poder para a nossa salvação, para os que creem. Não se trata de obras, mas de nos submetermos, arrependidos de nossas obras mortas.
Nossa salvação, reconciliação, perdão e justificação não depende de nós, muito menos do que podemos fazer, mas de nos submetermos a Cristo, aceitando por fé que a salvação é decorrente do que Ele fez e não do que podemos fazer.