foto por: Jonny Gios em Unsplash
Talvez não tenhamos consciência de que quando agimos com hipocrisia, ocultando e querendo parecer o que não somos, estamos na realidade mentido para Deus, como podemos ler em Atos no capítulo cinco, versículos três e quatro:
“Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentiste aos homens, mas a Deus.” (Atos dos Apóstolos 5.3–4 RA).
Quando existe em nós o espírito religioso, queremos parecer o que não somos ou desejamos receber elogios das pessoas e não andar na vontade do Pai, assim, acabaremos como Ananias e sua esposa, que mentiram para Deus. Eles venderam o terreno, retendo parte do valor e declararam que tinham vendido pelo valor que entregaram, mas não era verdade. Quando agimos assim, omitindo, queremos parecer o que não somos, estamos na realidade mentindo para Deus que nos conhece muito mais que nós a nós mesmos. Não somos obrigados a fazer nada, temos que entender que somos chamados para vivermos, sendo oferta em favor das pessoas, mas de maneira voluntária, com entendimento, não pelo pensamento religioso querendo enganar, mas na realidade mentindo para Deus.
Nenhum espírito religioso, nenhuma hipocrisia ou atitude que tenha por propósito nos glorificar, omitindo ou mentindo, não é da vontade do Pai, pois agindo assim, estamos mentindo para Deus.