Não ser como quem não conhece a Deus

Foto por: SHTTEFAN on Unsplash

Precisamos entender o que significa “por em jugo desigual”, para que não ajamos com equívoco, pois se não entendermos, iremos nos medir com quem não é base de comparação, agiremos e faremos o que não devemos. Como filhos de Deus, temos e precisamos compreender que necessitamos agir como Ele, sendo Seus imitadores, estando debaixo da autoridade de Cristo, o Senhor.

Paulo, na segunda carta aos Coríntios, do capítulo seis, versículo quatorze até o capítulo sete, versículo um, afirma:  “Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos;porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-Poderoso. Tendo, pois, ó amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda impureza, tanto da carne como do espírito,aperfeiçoando a nossa santidade no temor de Deus.” (2Coríntios 6.14–7.1, BEARA).

Do que Paulo está falando? Ele está falando de andar junto? De separar do mundo? Não!! Como poderíamos nos separar do mundo, nos isolarmos e sermos imitadores de Cristo? Temos e precisamos estar com os doentes e pecadores, pois são eles que precisam de cura e libertação.

Temos que compreender que jugo é um instrumento de madeira, a canga, que é colocado no pescoço de dois animais para que andem juntos, no mesmo ritmo e quando estamos falando de um experiente e outro não, o objetivo é que o menos experiente aprenda a andar debaixo do mesmo jugo. Jugo representa autoridade sobre a vida do outro. Jesus disse que deveríamos tomar do Seu jugo e aprender com Ele, é sobre isso que ele esta falando.

Então quando Paulo fala sobre isso ele quer dizer é que não podemos andar como quem não conhece a Deus. Quando reconhecemos que Jesus é o Senhor e o Salvador, o Cristo, estamos nos submetendo a Ele e por isto, estamos debaixo do Seu jugo, autoridade. E estando debaixo da Sua autoridade, temos que ser Seus imitadores, aprender com Ele. Por isso, estando debaixo da autoridade de Cristo, não podemos viver da mesma maneira que as pessoas que não conhecem a Deus, pois se o estivermos fazendo, estamos negando a autoridade de Cristo e não nos submetendo a ela. Quando andamos da mesma maneira que as pessoas que não conhecem o Pai, então estamos debaixo da autoridade do Diabo, pois ele é o príncipe deste mundo.

Anúncios