Os atalaias são vigias, responsáveis por avisar a cidade do perigo. Nas Escrituras, são aqueles que avisam os povos de seus pecados, informam que eles estão se desviando do chamado de Deus, vivendo em pecado. Temos no livro de Isaías, Deus falando por meio do profeta, que estes, estavam fazendo o que não deveriam, como podemos ler no capítulo cinquenta e seis, do versículo dez ao doze.
“Os atalaias de Israel são cegos, nada sabem. Todos são cães mudos, não podem latir. São sonhadores preguiçosos, gostam de dormir. Tais cães são gulosos, nunca se fartam. São pastores que nada compreendem; todos seguem o seu próprio caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção. Eles dizem: ‘Venham! Vou trazer o vinho! Vamos nos encharcar de bebida forte! O dia de amanhã será como este e ainda maior e mais famoso.’ ”” (Isaías 56.10–12 NAA)
Nós, a igreja do Senhor, temos esta função no mundo. Não de simplesmente proclamar em palavras sobre a vontade de Deus e Sua salvação, mas vivermos esta salvação, revelando os valores eternos de nosso Deus, sendo como cartas vivas de Cristo que revelam o Pai e Sua justiça, sendo Seus imitadores. Agora se permanecemos no pecado, andando segundo a natureza humana, sendo gananciosos e correndo atrás das coisas desta vida, temos cumprido o nosso papel? Temos andado de modo digno da vocação? Somos expressão de corrupção, como filhos do diabo ou temos andado na justiça e revelado o Senhor ao mundo? Quando agimos segundo o mundo, estamos perdendo a função.
Ouça a mensagem no agregador de PODCAST de tua preferência: