É a fé algo místico ou conhecimento?

Pensamos, em nossa religiosidade,  que a fé está sempre na perspectiva de ser algo místico, espiritual e não observamos as escrituras sobre o que ela fala. Como sabemos a fé é a convicção de coisas que não se vêem e também que a fé  é o  resultado de ouvirmos a palavra de Cristo. Sendo isso, como devemos entender a fé no nosso dia a dia é muito importante.

Em uma experiência de Jesus com os discípulos, no evangelho de Mateus capítulo vinte e um, versículo dezoito ao vinte, podemos ler: “No dia seguinte, quando estava voltando para a cidade, Jesus teve fome. Ele viu uma figueira na beira da estrada e foi até lá, mas não encontrou nada; só folhas. Aí disse para a figueira: Nunca mais dê figos! E na mesma hora a figueira secouOs discípulos viram isso, ficaram muito admirados e disseram: — Como a figueira secou depressa!” (Mateus 21.18–20, NTLHE).

Então, Jesus ensinando aos discípulos, nos versículos vinte e um e vinte e dois, afirma: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: se tiverem fé e não duvidarem, vocês poderão fazer a mesma coisa que eu fiz com esta figueira. E não somente isso, mas vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar”, e isso acontecerá. Se crerem, receberão tudo o que pedirem em oração.” (Mateus 21.21–22, NTLHE).

A fé não tem origem em nós, mas em Deus, ela vem Dele, opera em nossas vidas trazendo esperança, conhecimento Dele, do Seu poder, da Sua forma de agir e baseado na experiência e esperança, amadurecemos, pois O conhecemos como Ele de fato é. Este processo nos leva a agir segundo a Sua vontade e as nossas ações expressam a fé (convicção naquilo que não vemos) e o conhecimento Dele, voltando tudo para Ele, pois tudo que fazemos vem Dele, é por meio Dele e é para Ele.

Por isso precisamos compreender que fé nada mais é que conhecimento de Deus, e que isto ocorre à medida que ouvimos Sua palavra, conhecemos a Sua vontade e a Ele nos sujeitamos, quanto mais repetimos este processo, mais O conhecemos, mais confiamos Nele e mais agimos conforme o Seu querer. Por isso fé não é algo místico, mas conhecimento teórico e prático do Criador que se traduz na submissão à Sua vontade, assim como Jesus fez. E tudo que pedirmos Ele irá responder, porque tudo que clamarmos será segundo a Sua vontade.

Anúncios