Perfeito como é o Pai

Ao compreendermos que Deus nos resgatou para Si, deu-nos um novo coração, fez de nós uma nova criatura, concedeu-nos da Sua natureza e fez de nós Seus filhos, compreendemos que fomos criados a semelhança de Seu Filho e que agora, no processo de amadurecimento espiritual devemos revelar esta natureza, aprendendo a revelar as Suas virtudes diante dos homens.

No capítulo cinco do evangelho de Mateus, Jesus fala sobre isso. Ele fala sobre como deveríamos agir e o que deveríamos fazer. Do versículo quarenta e três ao quarenta e oito, temos uma lição especial onde podemos ler: “— Vocês ouviram o que foi dito: “Ame os seus amigos e odeie os seus inimigos.”  Mas eu lhes digo: amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês,  para que vocês se tornem filhos do Pai de vocês, que está no céu. Porque ele faz com que o sol brilhe sobre os bons e sobre os maus e dá chuvas tanto para os que fazem o bem como para os que fazem o mal.  Se vocês amam somente aqueles que os amam, por que esperam que Deus lhes dê alguma recompensa? Até os cobradores de impostos amam as pessoas que os amam!  Se vocês falam somente com os seus amigos, o que é que estão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!  Portanto, sejam perfeitos, assim como é perfeito o Pai de vocês, que está no céu.” (Mateus 5:43-48, NTLHE).

Precisamos compreender a diferença básica entre amar como Deus e “gostar muito” que é o que chamamos de amor. No “gostar muito” está o fato de que “amamos” a pessoa enquanto é para nós aprazível e é de nosso interesse, atendendo as nossas expectativas. Mas quando a relação azeda, já não fazemos assim.

No amor, independente do que possa fazer, continuamos a agir em favor das vidas independente de suas atitudes, por isso, podemos amar aqueles que nos perseguem, pois independente do que possam fazer, do quanto são desagradáveis, ou o mal que possa nos fazer, compreendemos que como filhos, devemos fazer o bem a todos, inclusive aos inimigos. Se tiver fome, devemos dar de comer; se estiver com frio, devemos cobrir; se estiver com sede, devemos dar água, se precisar de ajuda, devemos ajudar.

Nestas pequenas coisas observamos atitudes que significam amar as pessoas como Deus faz conosco. Agindo assim, estamos andando de acordo com o evangelho, vivendo de modo digno do chamado e glorificando a Deus por meio das obras que realizamos, pois esta é a verdadeira expressão de amor que glorifica o Pai.

https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/perfeito-como-e-o-pai