O que fazer para ter a vida eterna

foto por: Daniel Seßler em Unsplash

Certa vez, um homem rico procurou Jesus para saber o que precisava fazer para herdar a vida eterna e podemos ler sobre sua pergunta em Lucas, no capítulo dezoito, versículo dezoito:

Certo homem de posição perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” (Lucas 18.18 RA).

Esta pergunta não é somente deste homem, é a de todos nós, pois o que queremos saber é o que precisamos fazer para herdar a vida eterna. O primeiro aspecto: não se trata de fazer no sentido de merecimento. Não é por fazermos alguma coisa que receberemos da vida de Deus. Tanto que este homem, obedecia a todos os mandamentos desde que era jovem. Se não se trata de obediência a mandamentos para agradar a Deus do que se trata, então? Este é o segundo ponto: Recebemos a vida eterna de Deus pela graça, mediante a obra que Cristo realizou em nosso favor. Não se trata de merecimento, mas de graça revelada por meio de Cristo que morreu e ressuscitou para que tivéssemos vida. Ele se fez oferta, revelando o amor de Deus, pois nós não podíamos alcançar pelo nosso esforço, recebemos pela graça. E o terceiro ponto que precisamos entender: Para recebemos da vida, precisamos morrer, morrer para este mundo e seus valores. Não podemos ter o coração preso a qualquer tipo de coisa que seja. Esta foi a dificuldade deste homem, pois Jesus provando o seu coração, disse-lhe que precisaria se desfazer de todos os seus bens (lugar onde ele mantinha o seu coração). Triste ele se afastou, pois não estava disposto a isto. Estava preso à sua ganância e maneira de pensar do mundo.

A vida eterna não está no que podemos fazer, mas no reconhecimento de nossa miserabilidade, arrepender de uma vida separada de Deus e entendimento que temos que deixar tudo que é a forma de viver do mundo, para recebermos da verdadeira vida que procede de Deus, pois somos salvos pela graça, mediante a oferta de Cristo.

Ouça a mensagem no agregador de PODCAST de tua preferência:

CASTBOX, SPOTFY, DEEZER ou GOOGLE