Deus nos aceita não pelo bem que possamos fazer, não está em exercitar o bem, as boas obras, o sermos aceitos por Ele termos participação na Sua vida, mas em vivermos por fé. Viver por fé está em aceitar e nos submetermos ao que Ele fala sobre a obra de Cristo na cruz em nosso favor, para nos resgatar para si mesmo, nos concedendo o perdão e nos dando da Sua vida. Quando nos sujeitamos a estas palavras proferidas por Ele, por meio das Escrituras, nós nos submetemos não porque temos que provar algo, mas porque Ele falou, isto é viver por fé, é viver de forma a ser agradável a Deus, crendo que Ele é o nosso justificador.
Paulo fala sobre este aspecto em Romanos, no capítulo um, nos versículos dezesseis e dezessete: “Eu não me envergonho do evangelho, pois ele é o poder de Deus para salvar todos os que crêem, primeiro os judeus e também os não-judeus. Pois o evangelho mostra como é que Deus nos aceita: é por meio da fé, do começo ao fim. Como dizem as Escrituras Sagradas: “Viverá aquele que, por meio da fé, é aceito por Deus.”” (Romanos 1.16–17, NTLHE).
O evangelho fala destas coisas, da reconciliação com Deus, da salvação, do recebermos a vida eterna do Criador, de sermos feitos Seus filhos, de que temos que viver neste mundo como Seus imitadores, revelando as Suas virtudes aos homens. No evangelho, não encontramos nada sobre o termos que nos empenhar para sermos salvos, para alcançarmos alguma coisa, mas, por termos sido alcançados por Ele, termos recebido da Sua vida, sermos participantes da Sua natureza não podemos viver de outra maneira que não agindo como Ele, fazendo boas obras, pois elas irão glorificá-Lo e revelá-Lo ao mundo através de nossas vidas.
Viver por fé é aceitar o que Ele fala de Si mesmo, do que fala a nosso respeito e principalmente da reconciliação e de que nos oferece o perdão para andarmos neste mundo como Seus filhos, sendo Seus imitadores, pois Ele nos amou e enviou o Seu Filho para sermos reconciliados com Ele, Ele ofertou, assim como Ele fez, devemos entender que temos que fazer da nossa vida uma oferta em favor de todas as pessoas que nos cercam.