Duas funções e a importância de seus papéis

foto por: NeONBRAND em Unsplash

Paulo em sua carta a Timóteo dá instruções de como selecionar aqueles que estão aptos para o serviço na família de Deus, isto é, aqueles que serão exemplo e modelo para o rebanho de maneira que exerçam influência, conduzindo as pessoas ao conhecimento da vontade do Pai.

Depois de instruir sobre o perfil daqueles que ensinam, que são responsáveis pelo rebanho de Deus, ele afirma no capítulo três da primeira carta a Timóteo, versículo sete: “Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.” (1Timóteo 3.7, BEARA). E quanto aos que exercem o serviço, no versículo dez, ele afirma: “Também sejam estes primeiramente experimentados; e, se se mostrarem irrepreensíveis, exerçam o diaconato.” (1Timóteo 3.10, BEARA).

Dois aspectos importantes que precisamos observar, tanto no processo de selecionar, como na compreensão de como devemos ser no Corpo de Cristo, na casa de Deus, expressão da Sua vontade. Precisamos ser irrepreensíveis, darmos bom testemunho, sermos experimentados, pois é assim que revelamos os talentos, demonstramos o quanto estamos comprometidos com a vontade do Pai e o quanto somos e temos nos ofertado em favor dessa vontade. Não se trata de título, mas de função, de compreensão do serviço que se pode desempenhar e que pode ser reconhecido como modelo para a família de Deus.

Anúncios