Autoridade, honra e superioridade

foto por: rawpixel em Unsplash

A autoridade é algo concedido, a honra é o respeito e a superioridade se trata de querer estar acima. Precisamos entender o que provêm de Deus e o  que é pensamento natural que não tem nada a ver com a vontade Dele.

Paulo, escrevendo na sua primeira carta aos Coríntios, capítulo onze, versículo três, afirma: “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem, o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.” (1Coríntios 11.3, BEARA).

Quando ele afirma isso, está falando de superioridade? Não! Ele está falando de autoridade e responsabilidade pelo outro quanto às questões espirituais e o entendimento da vontade de Deus, pois o homem não está acima da mulher, não é o seu dono, mas é responsável por ensiná-la e conduzí-la na vontade de Deus . Cristo, foi constituído pelo Pai e responsável por revela-la a nós. E essa vontade foi revelada pelo Pai, por meio de Cristo, para que O conhecêssemos.

O que precisamos entender que não somos diferentes e nem melhores que os outros, temos papéis e responsabilidades diferentes e que devemos honrar e amar uns aos outros como é da vontade do Senhor. Paulo falando desta questão afirma nos versículos onze e doze: “No Senhor, todavia, nem a mulher é independente do homem, nem o homem, independente da mulher. Porque, como provém a mulher do homem, assim também o homem é nascido da mulher; e tudo vem de Deus.” (1Coríntios 11.11–12, BEARA).

Diante do Senhor não existe diferença. Somos todos iguais e responsáveis por revelar o Reino, cumprindo papéis diferentes, mas que devemos honrar  uns aos outros e quando desprezamos o que fala as escrituras, indica somente que não respeitamos a autoridade que foi concedida no cumprir do papel de cada um e principalmente, quando desejamos fazer o que é da responsabilidade do outro.

Precisamos estar atentos ao que fala as Escrituras sobre cada assunto, para que não enveredemos por discussões que não farão diferença nenhuma, como ele afirmou no versículo dezesseis: “Contudo, se alguém quer ser contencioso, saiba que nós não temos tal costume, nem as igrejas de Deus.” (1Coríntios 11.16, BEARA).

Que possamos aprender que não se trata de estar acima, mas de compreendermos as diferenças, cumprirmos o nosso papel no corpo com zelo, procurar compreender as nossas responsabilidades, honrarmos e ajudarmos uns aos outros no desempenhar do seu papel para que o Pai seja conhecido.

Anúncios