Depende da misericórdia de Deus

foto por: quentin em Unsplash

Precisamos compreender que o reino de Deus não depende do nosso empenho, esforço ou mesmo das obras que fazemos, mas da Sua misericórdia que opera em nosso favor e que não está vinculado a qualquer tradição, religiosidade, relações parentais, mas Dele se revelar.

Paulo fala sobre isso em Romanos, capítulo nove, versículo dezesseis ao dezenove: “Assim, pois, não depende de quem quer ou de quem corre, mas de usar Deus a sua misericórdia. Porque a Escritura diz a Faraó: Para isto mesmo te levantei, para mostrar em ti o meu poder e para que o meu nome seja anunciado por toda a terra. Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz. Tu, porém, me dirás: De que se queixa ele ainda? Pois quem jamais resistiu à sua vontade?” (Romanos 9.16-19, BEARA).

Duas coisas precisamos aprender: primeiro, não se trata do que podemos fazer, mas Dele se revelar por meio da Sua misericórdia. Segundo, não se trata da nossa resistência, oposição, pois quando nos chama, não podemos resistir à Sua vontade, pois opera em nossas vidas, Se revela e o Seu amor nos constrange.

Precisamos compreender que temos que ter um coração aberto, ouvir e nos submetermos, pois quanto mais resistirmos à Sua vontade, mais a jornada se torna difícil, mais passaremos por Seus processos, como Paulo, pois mesmo resistindo aos aguilhões, ele acabou sucumbindo ao amor do Pai, por isso, não depende de nós, mas Dele usar da Sua misericórdia para conosco.

Anúncios