Um contrato superior com Deus

Deus desde antes da criação já tinha planejado uma nova aliança (um novo contrato) com os homens  e esta é fundamentada na obra que Cristo realizou em nosso favor para fazer de nós novas criaturas, não pessoas que andam segundo uma realidade natural, mas forjados em Deus, seres espirituais. Nesta promessa de uma aliança superior, Ele nos capacita para vivermos como Seus filhos, revelando a Sua natureza e glória aos homens.

Podemos ler sobre isso na carta aos Hebreus, no capítulo oito, no versículo seis, quando fala de um serviço sacerdotal superior de Cristo: “Mas, de fato, Jesus foi encarregado de um serviço sacerdotal que é superior ao dos sacerdotes. Pois a aliança que ele conseguiu é melhor porque ela se baseia em promessas de coisas melhores.” (Hebreus 8:6, NTLH). E o importante é compreendermos o que é viabilizado nesta nova aliança, como está no versículo dez ao doze, que diz: “Quando esse tempo chegar, diz o Senhor, farei com o povo de Israel esta aliança: Eu porei as minhas leis na mente deles e no coração deles as escreverei. Eu serei o Deus deles, e eles serão o meu povo. Ninguém vai precisar ensinar o seu patrício nem o seu parente, dizendo: ‘Procure conhecer o Senhor.’ Porque todos me conhecerão, tanto as pessoas mais humildes como as mais importantes. Pois eu perdoarei os seus pecados e nunca mais lembrarei das suas maldades.”” (Hebreus 8:10-12, NTLH).

Esta aliança não está baseada no que podemos fazer, mas, no que Ele fez por nós e na capacitação que temos recebida Dele, por meio do Espírito Santo, que nos habilita para vivermos segundo a Sua vontade. Fomos habilitados para vivermos segundo a realidade de Deus. Precisamos ter consciência desta promessa, precisamos conhecer as Escrituras para entender o que Ele fala e como devemos desenvolver a nossa maturidade para vivermos na plenitude do conhecimento de Cristo.

Recebemos uma nova aliança, recebemos da vida de Deus, somos templo do Espírito, Ele, o consolador nos ajuda na nossa jornada, no processo de crescimento, amadurecimento e conhecimento de Deus e nos faz lembrar de todas as palavras que Ele disse.

Anúncios