Compaixão se expressa em atitude

Quando pensamos em compaixão talvez não tenhamos ideia completa do que significa, mas quando observamos o exemplo de Jesus em nosso favor, não podemos ter dúvida sobre o verdadeiro significado da compaixão que teve com relação a nós e que foi expressa na Sua obra em nosso favor.

Podemos ler sobre o seu agir e obra e como Se ofereceu para que pudéssemos experimentar a verdadeira liberdade da morte a que estávamos sujeitos. Isto está em Hebreus no capítulo dois, do versículo onze ao quinze, como podemos ler: “Jesus purifica as pessoas dos seus pecados; e todos, tanto ele como os que são purificados, têm o mesmo Pai. É por isso que Jesus não se envergonha de chamá-los de irmãos. Como ele diz: “Ó Deus, eu falarei a respeito de ti aos meus irmãos e te louvarei na reunião do povo.” Diz também: “Eu confiarei nele.” E diz ainda: “Aqui estou eu com os filhos que Deus me deu.” Os filhos, como ele os chama, são pessoas de carne e sangue. E por isso o próprio Jesus se tornou igual a eles, tomando parte na natureza humana deles. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte. E também para libertar os que foram escravos toda a sua vida por causa do medo da morte.” (Hebreus 2:11-15, NTLH).

Ele efetivamente se colocou em nosso lugar, assumiu a nossa forma para que alcançássemos em Deus a verdadeira vida e libertação do domínio da morte. Mas ele, em tudo, se tornou igual a nós para ser o nosso intercessor diante do Pai em nosso favor e nos ajudasse em nossa jornada de amadurecimento e expressão do querer de Deus neste mundo.

Podemos ler sobre isso, na sequência do texto, nos versículos dezessete e dezoito: “Isso quer dizer que foi preciso que Jesus se tornasse em tudo igual aos seus irmãos a fim de ser o Grande Sacerdote deles, bondoso e fiel no seu serviço a Deus, para que os pecados do povo fossem perdoados. E agora Jesus pode ajudar os que são tentados, pois ele mesmo foi tentado e sofreu.” (Hebreus 2:17-18, NTLH).

O que Jesus fez em nosso favor é a plena manifestação da compaixão, é o exemplo que nós precisamos seguir, precisamos entender que compaixão se revela em atitude e nos oferecermos em favor das pessoas. Mas, só podemos fazer isso, se compreendermos quem somos, o que recebemos e como temos que viver neste mundo, pois precisamos ser modelos, seguir o exemplo do Senhor e nos oferecermos em favor das pessoas para que O conheçam.