Simples atitude que revela compaixão

Quando compreendemos que a compaixão está nas pequenas coisas e não somente em grandes ações, entendemos que precisamos nos colocar sempre no lugar do outro e responder às suas necessidades.

João teve dúvida quanto a ser Jesus o Messias, então pede a seus discípulos que vão até Ele e pergunte sobre se, de fato, era quem estavam esperando. Temos em Lucas sete, nos versículos dezoito e dezenove, o pedido de João a seus discípulos, como podemos ler: “… Aí João chamou dois deles  e os enviou ao Senhor Jesus para perguntarem: “O senhor é aquele que ia chegar ou devemos esperar outro?”” (Lucas 7:18-19, NTLHE).

Então, nos versículos vinte e dois e vinte e três temos a resposta de Jesus, após realizar alguns milagres: “Depois respondeu aos discípulos de João: — Voltem e contem a João o que vocês viram e ouviram. Digam a ele que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são curados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho.  E felizes são as pessoas que não duvidam de mim!” (Lucas 7:22-23, NTLHE).

Por que da dúvida de João? Simples, o ministério de Jesus não foi de tão grande impacto como o do próprio João. Jesus ia às cidades menores, pedia que não divulgasse o que estava fazendo, mas para confirmar para João que Ele era quem estava esperando, Jesus se mostrou aos discípulos dele.

Quantas e quantas vezes não damos importância a fatos tão insignificantes como prestar conta a alguém sobre alguma coisa, pois achamos irrelevante. Precisamos aprender a amadurecer e a crescer. Precisamos entender a vontade de Deus e a Sua forma de agir. Tendo em Jesus o modelo, não podemos agir com arrogância e achar que estamos perdendo tempo com certas coisas, mas precisamos analisar à luz de um entendimento espiritual que revela por meio das nossas ações a verdadeira compaixão com relação ao que o outro está passando.

As nossas ações e palavras revelam quem somos, e precisamos entender que não existe maior expressão de amor, do conhecimento de Deus, e do realizar a Sua vontade que revelar compaixão pelas pessoas.