Transformando em negociata

Sabemos que não temos mais o templo na concepção física, como era na época de Jesus. Compreendemos que Deus habita, por meio do Espírito Santo, em nós. Nós somos a Sua casa, Sua  morada. E como casa, nós O revelamos por meio das nossas relações uns com os outros e é nisto que glorificamos e O exaltamos ao mundo, pois andamos de modo digno do evangelho.

Jesus fala sobre desvirtuar o propósito do templo e no que os religiosos o tinham transformado, isto no capítulo vinte e um, versículos doze e treze, podemos ler: “Jesus entrou no pátio do Templo e expulsou todos os que compravam e vendiam naquele lugar. Derrubou as mesas dos que trocavam dinheiro e as cadeiras dos que vendiam pombas. Ele lhes disse: — Nas Escrituras Sagradas está escrito que Deus disse o seguinte: “A minha casa será chamada de ‘Casa de Oração’.” Mas vocês a transformaram num esconderijo de ladrões!” (Mateus 21:12-13, NTLH).

Quando e como podemos transformar o templo de Deus (que somos nós, o que fazemos e o meio que temos para revela-Lo) em um lugar de esconderijo de ladrão? Pode isso ser uma verdade hoje no meio da igreja? Sim, quando não entendemos quem somos, nem a Sua obra em nossa vida, nem o nosso papel neste mundo e muito menos pelo aspecto do que ensinamos.

Quando achamos que Deus é um “ente divino” que tem a obrigação, ou o papel de nos dar o que precisamos, de satisfazer os nossos desejos pelo bom serviço que prestamos e por nossa dedicação ao culto, pelas atividades da “igreja”, pelas nossas tarefas e por nossos dízimos e ofertas que consagramos ou quando achamos que o que sofremos ou padecemos é decorrente de nossas falhas e pecados e Ele está nos punindo.

Quando assim agimos, estamos negociando com Ele, pois em nosso entendimento está o fato que temos que fazer algo de bom para sermos aceitáveis e para Ele nos abençoar. Agora, se estamos sofrendo, sendo “punidos” é porque Ele não está se agradando do que estamos fazendo.

Atitudes como essas nos levam a crer que podemos negociar com Deus, que podemos estabelecer moeda de troca. Temos que entender que não estamos aqui neste mundo para servir um “deus” e que ele tem a obrigação de nos servir, satisfazendo os nossos desejos e vontades. Somos e fomos feitos filhos de Deus para revela-Lo ao mundo, para que independente do que estejamos passando ou sofrendo, continuemos a revelar as Suas virtudes diante dos homens.

https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/transformando-em-negociata