Precisamos compreender que ensinar no reino de Deus envolve palavras e ação. Tudo que falamos é observado pelas obras que realizamos, pois quando as nossas atitudes não confirmam nossas palavras, não estamos sendo o modelo para os que precisam aprender e crescer como seguidores de Cristo.
Jesus falou uma coisa muito importante no evangelho de Marcos, no capítulo nove, versículo quarenta e dois, como podemos ler: “Jesus continuou: — Quanto a estes pequeninos que creem em mim, se alguém for culpado de um deles me abandonar, seria melhor para essa pessoa que ela fosse jogada no mar, com uma pedra grande amarrada no pescoço.” (Marcos 9:42, NTLHE).
Quando nossas ações não confirmam nossas palavras, quando contradizemos o que Jesus falou e ensinou por meio das nossas ações, corremos o risco de levar os que são novos na fé a abandonarem o fundamento da vida cristã e a adotarem um modelo religioso de vida.
Ser modelo, ensinar da mesma maneira que Jesus fazia, implica em uma vida consciente de quem somos e do que recebemos e um viver diário que nos conduza a negarmos a nós mesmos, rejeitarmos os nossos interesses em favor dos valores do Reino para que todos que estão a observar o nosso exemplo possam aprender e também se submeterem à vontade do Pai.
Não adianta falarmos se não fizermos, por isso, para sermos modelos, precisamos compreender a obra de Cristo em nosso favor e vivermos segundo o coração e o desejo do Pai, andando neste mundo como Seus imitadores, honrando e glorificando-O por meio das nossas obras, pois só assim, viveremos de modo digno do evangelho e seremos o modelo que precisamos ser para aqueles que desejam viver a vontade do Senhor.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/a-importancia-do-modelo-para-os-outros