Quem cuida do pão?

Nós nos preocupamos com o que iremos comer ou vestir e não compreendemos que estas coisas são providas naturalmente por Deus através do trabalho ou mesmo por milagre e o que precisamos entender é que o Seu Reino tem prioridade sobre todas as coisas e deve vir em primeiro lugar.

Simão e seus companheiros tinham trabalhado a noite toda, tentando pescar o peixe que era tão importante para o sustento deles, mas sem sucesso. Jesus usa de seus barcos para pregar e depois ordena que eles lancem as redes. Isto é, pescar em horário que toda experiência dizia que não teriam resultado.

Mas, baseado nas palavras de Jesus, Pedro decide lançar as redes em obedecência. Podemos ler sobre este momento em Lucas, no capitulo cinco, do versículo quatro ao seis, que diz: ” Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: — Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.  Simão respondeu: — Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.  Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando.” (Lucas 5:4-6, NTLHE).

Jesus estava preocupado em pagar o aluguel do barco por ter usado para ensinar? Estava preocupado em prover o sustento daqueles homens? Não, Ele simplesmente queria ensiná-los que estas coisas que cuidamos no dia a dia, Deus provê de forma especial quando compreendemos quem somos, nossa identidade e quando priorizamos o Reino do Pai.

Logo depois de fazer este milagre, Ele, no versículo dez, afirma para aqueles homens: “Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão: — Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente.” (Lucas 5:10, NTLHE).

No fundo, precisamos, todos nós, compreender que somos pescadores de homens, que o nosso papel é retirar as pessoas de seu estado atual, de sua cegueira e conduzi-las ao conhecimento de Deus. Temos que entender a importância de compreender a nossa identidade Nele, que fomos habilitados e capacitados para viver o Seu Reino neste mundo e revelarmos, por meio da capacitação recebida do Espírito Santo, as Suas virtudes, pois ao revela-las, estamos andando de modo digno, revelando e demonstrando compaixão pelas pessoas, conduzindo-as  a Deus, como reconciliadores dos homens com Ele. Não precisamos nos preocupar com a comida e nem com o que vestir, disto Deus cuida, precisamos sim, como Seus representantes nos preocupar com as pessoas e em agir como Ele delas para leva-las para a realidade espiritual que foi planejada pelo Pai.

https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/quem-cuida-do-pao