Quando lemos sobre as tentações de Jesus no deserto, depois de jejuar por quarenta dias, elas cobrem três áreas do pensamento humano que precisamos estar atentos para sabermos como responder e agir em cada uma.
Podemos ler sobre este processo e as respostas de Jesus em Lucas, no capítulo quatro, no versículo dois, fala do período: ” Ali ele foi tentado pelo Diabo durante quarenta dias. Nesse tempo todo ele não comeu nada e depois sentiu fome.” (Lucas 4:2, NTLHE).
Quanto a resposta de Jesus para a questão da busca do interesse próprio e usar o Seu poder em benefício próprio, Ele respondeu no versículo quatro: ” Jesus respondeu: — As Escrituras Sagradas afirmam que o ser humano não vive só de pão.” (Lucas 4:4, NTLHE). Quanto a necessidade de poder, natural do homem, a resposta de Jesus ao que Lhe foi oferecido pelo Diabo, está no versículo oito: ” Jesus respondeu: — As Escrituras Sagradas afirmam: “Adore o Senhor, seu Deus, e sirva somente a ele.”” (Lucas 4:8, NTLHE).
E então a necessidade de provar que Deus está com Ele, provar que é Quem afirma ser, Ele responde no versículo doze: ” Então Jesus respondeu: — As Escrituras Sagradas afirmam: “Não ponha à prova o Senhor, seu Deus.”” (Lucas 4:12, NTLHE).
Tendo Jesus se submetido a Deus e à Sua vontade, Ele pôde resistir ao Diabo e este fugiu de Sua presença, como podemos ler no versículo treze: ” Quando o Diabo acabou de tentar Jesus de todas as maneiras, foi embora por algum tempo. ” (Lucas 4:13, NTLHE) .
Assim como Jesus tinha uma missão, um propósito para cumprir neste mundo dentro da vontade de Deus, nós também, fomos chamados para o Reino, feitos filhos de Deus para cumprirmos um propósito, temos uma vocação e devemos nos sujeitar à vontade do Pai, conhecendo-a e assim, podermos resistir ao Diabo quando nos tenta, pois todo o Seu empenho está em trabalhar estas três áreas das nossas vidas que são: buscarmos o nosso próprio interesse, nossubmetermos ao deus deste mundo, buscando o poder sobre as pessoas e principalmente, tentarmos ao Senhor, quando nos empenhamos para provar quem somos, não aceitando as Suas promessas para nossas vidas.
Que possamos compreender estas coisas, buscarmos o conhecimento da vontade do Pai e a ela nos submetermos para podermos resistir ao Diabo em todo o tempo.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/interesse-proprio-poder-e-esforco-para-provar