Todas as nossas lutas, sofrimentos, aflições e dores que passamos, não tem nada a ver com a punição, ou por causa de qualquer pecado que tenhamos cometido, mas sim, para que nos aperfeiçoemos e aprendamos a confiar em Deus e assim, possamos ajudar outros que passam pelas mesmas dificuldades e lutas; pois assim como fomos consolados por Ele, poderemos consolar e ajudar os outros.
Paulo, em sua segunda carta aos Coríntios, no capítulo um, do versículo três ao cinco, afirma: “Louvado seja o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai bondoso, o Deus de quem todos recebem ajuda! Ele nos auxilia em todas as nossas aflições para podermos ajudar os que têm as mesmas aflições que nós temos. E nós damos aos outros a mesma ajuda que recebemos de Deus. Porque, assim como tomamos parte nos muitos sofrimentos de Cristo, assim também, por meio dele, participamos da sua grande ajuda.” (2 Coríntios 1:3-5, NTLH).
Quando entendemos o processo de aperfeiçoamento, de nos conduzir a expressarmos Cristo por meio das nossas vidas, então entendemos que as dores e aflições são instrumentos que nosso Deus e Pai usa para que possamos não só aprender a confiar Nele, no Seu livramento e consolo, como para que entendamos que temos que nos oferecer em favor dos outros. Nossa oferta, o oferecer a nossa vida é para que todos possam ser consolados, amadurecer e chegar ao Seu conhecimento. Mas, principalmente, que nós somos e sejamos o instrumento para levar a todos que estão a nossa volta o conhecimento de Dele, pois aprendemos a agir como Ele e assim possam experimentar da verdadeira vida que Nele está.
Viver o evangelho, viver o reino de Deus, andar de modo digno do chamado é entendermos que recebemos Dele tudo que precisamos para ser como Ele neste mundo e assim, as pessoas possam conhece-Lo. Nele somos consolados para podermos consolar aqueles que precisam de consolo e conforto.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/tudo-para-ajudar-os-outros