Nada pelo qual passamos é em vão e nem é sem sentido. Tudo tem um propósito bem definido. Nosso Deus nos forja e usa os talentos desenvolvidos e os dons concedidos para que possamos realizar a Sua obra da maneira a expressarmos Sua vontade.
A vida e experiência de Paulo são um exemplo disto. Temos ele falando sobre a sua origem, logo depois de ser preso, isto está em Atos, no capítulo vinte e dois, versículos três e quatro: “— Eu sou judeu, nascido em Tarso, na região da Cilícia, mas fui criado aqui em Jerusalém como aluno de Gamaliel. Fui educado muito rigorosamente dentro da lei dos nossos antepassados. Eu era muito dedicado a Deus, como todos vocês aqui também são. Persegui os que seguiam este Caminho e fiz com que alguns fossem condenados à morte. Prendi homens e mulheres e os joguei na cadeia.” (Atos 22:3-4, NTLH).
Quando a caminho de Damasco, para prender cristãos, ele é derrubado do cavalo e o Senhor fala com ele, do versículo quatorze ao dezesseis, podemos compreender o propósito de sua vida e toda a formação que teve: “Então ele (Jesus) disse: “Saulo, o Deus dos nossos antepassados escolheu você para conhecer a vontade dele, para ver o seu Bom Servo e para ouvir o Servo falar com você pessoalmente. Pois você será testemunha dele para dizer a todos aquilo que você tem visto e ouvido. E agora não espere mais. Levante-se, peça a ajuda do Senhor e seja batizado, e os seus pecados serão perdoados.”” (Atos 22:14-16, NTLH).
Quando conhecemos as suas cartas e seus ensinamentos, podemos compreender que todo conhecimento que teve sobre a lei, toda a formação foram extremamente úteis no processo de explicação e esclarecimento sobre o evangelho do reino de Deus. Tanto que mais da metade do novo testamento foi escrito por ele.
Assim como foi com ele, aconteceu com Moisés e tantos outros. Precisamos entender que toda a formação, todos os talentos que desenvolvemos e todos os dons que recebemos têm o propósito de nos conduzir a sermos úteis ao reino e ao processo de amadurecimento e condução dos membros do corpo ao conhecimento na vontade de Deus.
Quando empregamos tudo que recebemos Dele como uma oferta em favor dos outros, estamos vivendo de modo digno do chamado, andando como Seus filhos e revelando as Suas virtudes entre os homens.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/uma-origem-uma-formacao-um-proposito