Precisamos aprender a separar a mensagem do emissor. Deveria ser um só conjunto, pois no emissor temos de ver o modelo e a confirmação da palavra, por isso, devemos julgar o que ouvimos e reter o que é bom.
Jesus ensinando, fala dos mestres da lei e sobre as suas palavras, como podemos ler no evangelho de Mateus, no capítulo vinte e três, versículos dois e três:
” Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam.” (Mateus 23:2-3, NTLH).
Quando Ele fala dos religiosos afirma, como podemos ler no versículo quatro: “Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos.” (Mateus 23:4, NTLH). No cinco: “Tudo o que eles fazem é para serem vistos pelos outros. …” (Mateus 23:5, NTLH) No seis: “Eles preferem os melhores lugares nos banquetes e os lugares de honra nas sinagogas.” (Mateus 23:6, NTLH). No sete: “Gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e de ser chamados de “mestre”.” (Mateus 23:7, NTLH).
Mas sobre os que são cristão, que compreendem a vontade de Deus, Ele afirma no versículo onze: “Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros.” (Mateus 23:11, NTLH).
A que conclusão chegamos? Que não se trata só de ouvir a Palavra, de falar sobre a mesma, mas de fazer o que falamos e pregamos e ir um pouco além, não podemos desprezar a mensagem que ouvimos, podemos até rejeitar o emissor, mas a mensagem não, por isso, precisamos julgar o que temos ouvido.
Temos e precisamos aprender que vivemos neste mundo para revelar o reino, andar de modo digno da vocação, e que o nosso papel é servir, servir a todas as pessoas, sermos instrumentos para a edificação e crescimento, como expressão do conhecimento de Deus.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/nao-desprezar-a-mensagem