foto por: Josh Hild em Unsplash
Jesus ensinando sobre os religiosos, afirma em Mateus, no capítulo vinte e três, do versículo um ao três:
“Então, falou Jesus às multidões e aos seus discípulos: Na cadeira de Moisés, se assentaram os escribas e os fariseus. Fazei e guardai, pois, tudo quanto eles vos disserem, porém não os imiteis nas suas obras; porque dizem e não fazem.” (Mateus 23.1–3, RA).
Não é por ser religioso que o seu ensino seja ruim, muito pelo contrário, podem trazer ensinos que nos conduzam à maturidade. Devemos ouvi-los, fazer o que ensinam, mas não podemos seguir os exemplos que dão, não podemos fazer as mesmas obras que fazem. O reino de Deus não se trata de regras e nem de imposição de peso às pessoas, muito menos de falácias, mas de exemplos, de viver segundo os valores eternos. Por isso, se o que um religioso está ensinando é sobre os valores do reino, devemos ouvir e fazer, mas não podemos seguir o exemplo que dão, pois falam e não fazem.
Queremos viver a vontade de Deus? Precisamos aprender a ouvir tudo, julgar à luz da palavra de Deus e fazer o que ela nos diz para realizarmos, mas não podemos seguir o exemplo daqueles que são religiosos, falam, mas não vivem e nem andam na verdade.