Fez o que lhe foi ordenado

Fez o que lhe foi ordenado

foto por: Gustavo Lanes em Unsplash

No evangelho de Mateus, capítulo um, do versículo dezoito ao vinte e cinco, lemos sobre o nascimento do Cristo e atitude de José, seu pai:

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: estando Maria, sua mãe, desposada com José, sem que tivessem antes coabitado, achou-se grávida pelo Espírito Santo. Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Ora, tudo isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito pelo Senhor por intermédio do profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, e ele será chamado pelo nome de Emanuel (que quer dizer: Deus conosco). Despertado José do sono, fez como lhe ordenara o anjo do Senhor e recebeu sua mulher. Contudo, não a conheceu, enquanto ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus.” (Mateus 1.18–25, RA).

Temos muito que aprender com José, pois ele é um exemplo de prontidão na obediência e no cumprir da vontade de Deus. Tinha uma intenção, era justo, mas, não queria difamar Maria. Ouve a explicação em sonho por um anjo do Senhor sobre a Sua vontade. Ele, acorda e faz o que lhe é determinado. Recebe a sua mulher.

Um coração temente a Deus se revela na pronta obediência, em fazer o que nos é ordenado e não o que pensamos. Deus nos fala e nos ensina sobre a obra que realizou em nós, em sermos um novo ser, capacitados para andar pela Sua vontade, mas nós nem sempre fazemos isto, pelo contrário, continuamos a viver uma vida segundo a maneira deste mundo, rejeitando e não andando pelas promessas, nem expressando compromisso quanto à vontade do Pai.

Viver segundo a vontade de Deus implica que entendemos, que compreendemos a obra realizada e que há um coração comprometido com o Seu querer.

Ouça a mensagem completa no agregador de PODCAST de tua preferência:

CASTBOX, SPOTFY, DEEZER ou GOOGLE