No que se resume a lei e os profetas a cumprirmos?

No que se resume a lei e os profetas a cumprirmos?

foto por: Trnava University em Unsplash

 

Jesus ensinando, afirma no evangelho de Mateus, capítulo vinte e dois, do versículo trinta e seis ao quarenta:

“ — Mestre, qual é o mais importante de todos os mandamentos da Lei? Jesus respondeu: — “Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma e com toda a mente.” Este é o maior mandamento e o mais importante. E o segundo mais importante é parecido com o primeiro: “Ame os outros como você ama a você mesmo.” Toda a Lei de Moisés e os ensinamentos dos Profetas se baseiam nesses dois mandamentos.” (Mateus 22.36-40, NTLHE).

Compreendemos o que seja amar? Pois se não entendermos, não haverá em nós a compreensão do quê precisamos e nem como devemos fazer. Paulo, na carta aos Romanos, fala sobre isso também: que tudo se resumia em amar ao próximo. Nós só amamos quando compreendemos o amor de Deus em nosso favor, a Sua oferta para que nós pudéssemos ser reconciliados e feitos novas criaturas.

Uma pessoa que não conhece Deus não é capaz de amar como Ele. Cristo nos instruiu para amarmos como Ele e isso implica em fazermos de nossa vida oferta em favor do outro. Quando amamos não praticamos o mal contra o próximo e buscamos o interesse dele, além do nosso. Entendermos que somos nova criatura, feitos à imagem de Cristo, que participamos da natureza de Deus e que fomos capacitados para vivermos como Cristo é que nos conduzirá em agirmos como Ele com todas as pessoas.

Não existe outra forma de cumprirmos e excedermos o que a lei fala, se não buscarmos o conhecimento de Deus e Sua vontade e fazermos de nossas vidas oferta, como Ele fez em nosso favor.

Caminhar na Graça · No que se resume a lei e os profetas a cumprirmos?