O entendimento iluminado

Entendimento iluminado

foto por: Zetong Li em Unsplash

É tão comum, que após lermos diversas vezes um determinado trecho, tanto da bíblia, como de qualquer outra literatura e não prestarmos atenção aos detalhes, de repente um dia, em um momento especial, em uma necessidade, lemos e temos o nosso entendimento iluminado, como se aquele trecho fosse colocado naquele  momento para que pudéssemos compreender.

Jesus havia falado de Sua morte e ressurreição, mas os discípulos não prestaram atenção, tanto que as mulheres foram para preparar o corpo de Jesus, mas quando chegaram, o túmulo estava vazio e ai, lhes apareceram dois varões, que lhes falou, como está em Lucas, capítulo vinte e quatro, do versículo quatro ao oito: “Aconteceu que, perplexas a esse respeito, apareceram-lhes dois varões com vestes resplandecentes. Estando elas possuídas de temor, baixando os olhos para o chão, eles lhes falaram: Por que buscais entre os mortos ao que vive? Ele não está aqui, mas ressuscitou. Lembrai-vos de como vos preveniu, estando ainda na Galiléia, quando disse: Importa que o Filho do Homem seja entregue nas mãos de pecadores, e seja crucificado, e ressuscite no terceiro dia. Então, se lembraram das suas palavras.” (Lucas 24.4–8, BEARA).

O que aconteceu com elas, acontece conosco o tempo todo. Podemos muitas vezes ler as Escrituras e não prestarmos atenção a um determinado assunto, até que um dia, em um momento especial, aquele texto é ressaltado aos nossos olhos, como se fosse novo e tivesse sido colocado ali naquele instante.

Precisamos aprender a estarmos atentos a todas as coisas, analisarmos no contexto do que está sendo ensinado, abertos para ouvir em todo tempo e lugar sobre a vontade do Pai, para que possamos ouvir ou ler e compreender o que nos é falado, mas temos que entender que necessitamos do Espírito para iluminar o nosso entendimento. Dependemos Dele para termos os nossos olhos abertos para ouvir e ver a vontade de Deus em nós e através de nós.