Precisamos entender que não julgamos a terra, não sabemos o que está no coração das pessoas e no quanto são terra boa ou ruim para frutificar a palavra de Deus e não podemos escolher onde semear baseado no que achamos, mas temos que plantar em todos os corações.
Jesus contando a parábola do semeador, em Lucas, no capítulo oito, do versículo quatro ao oito, afirma:
” Uma grande multidão, vinda de várias cidades, veio ver Jesus. Quando todos estavam reunidos, ele contou esta parábola: — Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente. E Jesus terminou, dizendo: — Quem quiser ouvir, que ouça! ” (Lucas 8:4-8, NTLHE).
Temos que entender que somos como o semeador e precisamos anunciar a vontade de Deus a todas as pessoas e em todos os lugares, por isso, não importa onde, não importa como, precisamos sempre revelar o conhecimento de Deus por meio das nossas vidas e pronunciar palavras que revelam este conhecimento. Quando assim fazemos estamos plantando as sementes nas vidas.
Quem irá ouvir? Quem irá compreender? Quem irá conhecer a vontade de Deus? Não sabemos! Não sabemos qual é a boa terra e qual a que não dará o fruto, mas precisamos entender que por causa da compaixão, do amor de Deus, precisamos plantar em toda vida que Ele coloca em nosso caminho.
O crescimento da semente não depende do que possamos fazer, mas das pessoas desejarem ver e ouvir, como deixar esta semente crescer operada pelo Espírito! Precisamos entender que o nosso papel é plantar, regar e colher, mas o crescimento só Deus dá!
Movidos pela compaixão pelas vidas, que continuemos a plantar a semente em cada coração!