No meio religioso, de modo geral, mas especialmente no meio cristão, principalmente no evangélico e católico, se não tratado de forma aberta e clara é feito com certa reserva, tem se um pensamento equivocado sobre bênção, prosperidade. Isto porque o foco está nas coisas deste mundo e não em um pensamento conforme a realidade espiritual que Deus concede aos que creem.
Quando olhamos a vida de homens como Paulo e analisamos à luz do pensamento natural, podemos observar um homem que tinha uma vida realmente cheia de “desgraça”, “miséria” e principalmente que era “injustiçado” sem ter qualquer tipo de culpa.
Podemos ler uma situação vivida por ele e Silas, em Atos, no capítulo dezesseis, nos versículos vinte e vinte e um, que diz: “Eles os apresentaram a essas autoridades romanas e disseram: — Estes homens (Paulo e Silas) são judeus e estão provocando desordem na nossa cidade. Estão ensinando costumes que são contra a nossa lei. Nós, que somos romanos, não podemos aceitar esses costumes.” (Atos 16:20-21, NTLH), bom o que fazem as autoridades? Eles como podemos observar no versículo vinte e três: “Depois de baterem muito neles, as autoridades jogaram os dois na cadeia e deram ordem ao carcereiro para guardá-los com toda a segurança.” (Atos 16:23, NTLH). Então, o que vemos o carcereiro fazer? E o que fazem Paulo e Silas? Isto está nos versículos vinte e quatro e vinte e cinco: “Depois de receber essa ordem, o carcereiro os jogou numa cela que ficava no fundo da cadeia e prendeu os pés deles entre dois blocos de madeira. Mais ou menos à meia-noite, Paulo e Silas estavam orando e cantando hinos a Deus, e os outros presos escutavam.” (Atos 16:24-25, NTLH).
Bom, os dois estavam cantando, orando, tem o terremoto, as cadeias são quebras as portas são abertas e por que de tudo isso? Para que a salvação pudesse ser alcançada pelo carcereiro e sua família, como podemos ler do versículo trinta e um ao trinta e dois: “Depois levou os dois para fora e perguntou: — Senhores, o que devo fazer para ser salvo? Eles responderam: — Creia no Senhor Jesus e você será salvo — você e as pessoas da sua casa. Então eles anunciaram a palavra do Senhor ao carcereiro e a todas as pessoas da casa dele.” (Atos 16:30-32, NTLH).
Nem sempre a “desgraça” significa “desgraça”. Quando temos o entendimento de quem somos, do que recebemos e de nosso papel, passamos a olhar tudo segundo a ótica da vontade de Deus e aprendemos a ela nos submeter, pois este é o Seu desejo. Andar de modo digno da vocação é compreendermos que toda a vontade de Deus está acima dos nossos sonhos e até mesmo do que passamos e enfrentamos nesta vida.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/incoerencia-da-vida-crista