Deus nos fala, ensina, mostra, mas nós continuamos a agir segundo uma mente e entendimento religioso, conforme o pensamento natural e que não tem nada a ver com a realidade espiritual e nem com Seu propósito.
Podemos ler sobre uma atitude de Pedro, que demonstra a sua imaturidade diante da realidade que tinha sido inserido. Está em Atos, no capítulo dez, versículo um e dois que fala da realidade e da vida de Cornélio: “Na cidade de Cesareia havia um homem chamado Cornélio, que era comandante de um batalhão romano chamado “Batalhão Italiano”. Ele era um homem religioso; ele e todas as pessoas da sua casa adoravam a Deus. Cornélio ajudava muito os judeus pobres e orava sempre a Deus.” (Atos 10:1-2, NTLH).
Depois do Espirito Santo falar com Pedro, de demonstrar que não havia nada impuro, que não era para tratar com diferença, o que ele faz? Ao entrar na casa deste homem, que agradava a Deus, expressa a sua opinião segundo um pensamento religioso, como podemos ler nos versículos vinte e oito e vinte e nove: “Então disse a todos: — Vocês sabem muito bem que a religião dos judeus não permite que eles façam amizade com não judeus ou entrem nas casas deles. Mas Deus me mostrou que eu não devo chamar ninguém de impuro ou de sujo. Por isso, quando vocês me chamaram, eu vim de boa vontade. Agora quero saber por que foi que vocês mandaram me chamar.” (Atos 10:28-29, NTLH).
Precisamos refletir e meditar nestas palavras e nas ações que Pedro realizou. Ele cumpriu a vontade de Deus, mas não deixou de “dar a espetada” religiosa. Ele ainda não havia compreendido toda a realidade espiritual a que estava inserido. E nós? Quantas e quantas vezes não agimos como ele? Não achamos que somos melhores que os outros? Pessoas que Deus tem chamado para o Seu reino e que nós na nossa religiosidade temos nos apartado, não os temos alcançado por causa da nossa religiosidade e de nosso pensamento cheio de hipocrisia e acepção de pessoas.
Precisamos viver como filhos, sermos imitadores de Deus, e andar neste mundo revelando o reino, sendo imitadores de Cristo, sendo modelo para as pessoas, para que a realidade espiritual seja expressa por meio da igreja, o corpo de Cristo.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/carregando-a-ignorancia-religiosa