Precisamos compreender a diferença entre a salvação oferecida por Deus em nosso favor e a salvação que religiosamente nós buscamos com o intuito de nos salvar, pois em uma vivemos uma religião, não conhecemos a vontade de Deus e andamos conforme os nossos interesses, já na outra, experimentamos da Sua vontade para a nossa vida.
No evangelho de Lucas, no capítulo vinte e três, quando Jesus tinha sido crucificado com dois malfeitores, do versículo trinta e nove ao quarenta e três podemos ver o diálogo entre eles: ” Um dos criminosos que estavam crucificados ali insultava Jesus, dizendo: — Você não é o Messias? Então salve a você mesmo e a nós também! Porém o outro o repreendeu, dizendo: — Você não teme a Deus? Você está debaixo da mesma condenação que ele recebeu. A nossa condenação é justa, e por isso estamos recebendo o castigo que nós merecemos por causa das coisas que fizemos; mas ele não fez nada de mau. Então disse: — Jesus, lembre de mim quando o senhor vier como Rei! Jesus respondeu: — Eu afirmo a você que isto é verdade: hoje você estará comigo no paraíso. ” (Lucas 23:39-43, NTLHE).
Dois malfeitores, duas posições. Um, arrogante, querendo salvar a si mesmo, buscando o seu interesse, clama a Jesus que use o Seu poder para resolver o problema deles. O outro, reconhecendo o seu estado e que reconhecia ser digno da condenação, pede por misericórdia sabendo que não era merecedor. Um queria resolver a parada para este mundo o outro, estava preocupado com a questão do reino futuro.
Mas e nós? Queremos usar o poder de Deus para salvar a nós mesmos, O buscamos para que resolva os nossos problemas? Queremos o poder para que a nossa situação melhore? Praticamos e fazemos as coisas para sermos aceitos por Deus e para que Ele nos abençoe? Ou reconhecemos que somos miseráveis, que dependemos inteiramente Dele para viver uma vida que Lhe seja agradável neste mundo?
Quando buscamos viver a vontade de Deus, revelar as Suas virtudes, praticarmos as Suas obras para que outras pessoas possam vê-Lo por meio de nossa vida, não estamos buscando a nossa salvação, mas sendo instrumentos para revela-Lo e trazer a salvação a todos os homens, por isso, compreendemos o que significa viver de modo digno do evangelho, pois fomos habilitados e capacitados pelo Espírito Santo para vivermos neste mundo de maneira digna do Reino.
https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/salvando-a-nos-mesmos