Viver por confiança e não expectativa

Precisamos diferenciar de forma clara a religião de Deus e a dos homens, como também entender o que significa viver baseado na confiança no Criador, viver uma vida de fé; de vivermos uma vida baseado na expectativa de que Ele existe para atender os nossos desejos e sonhos.

No livro de salmos, no capítulo quarenta, no verso quatro, podemos ler: “Bem-aventurado o homem  que põe no Senhor a sua confiança  e não pende para os arrogantes,  nem para os afeiçoados à mentira.” (Salmos 40:4, BEARA). E do verso seis ao oito, podemos ler: “Sacrifícios e ofertas  não quiseste;  abriste os meus ouvidos;  holocaustos e ofertas pelo pecado não requeres.  Então, eu disse: eis aqui estou,  no rolo do livro está escrito a meu respeito;  agrada-me fazer a tua vontade, ó Deus meu;  dentro do meu coração, está a tua lei.” (Salmos 40:6-8, BEARA).  E este posicionamento é feito na premissa contida no verso dezessete, quando o salmista afirma: “Eu sou pobre e necessitado, porém o Senhor cuida de mim; tu és o meu amparo e o meu libertador;  não te detenhas, ó Deus meu!” (Salmos 40:17, BEARA).

O que é viver de expectativa? O que significa a religião dos homens? A questão de tudo que fazemos, de tudo que somos, de como expressamos a fé que confessamos ter, depende da motivação e do que buscamos em Deus. Quando nos colocamos diante do Criador, com o desejo de que Ele resolva os nosso problemas, que nos livre dos mesmos, que nos afaste das angústias e lutas, que nos salve do momento que estamos vivendo; então, estamos de fato vivendo uma religião de homem, vivendo baseado na expectativa de que Deus existe para nos livrar das situações que temos que vivenciar e passar por fé.

Quando achamos que por fazermos as coisas que temos que desempenhar de forma natural, na expectativa de que estamos agrando a Deus para Ele nos livrar das situações que estamos enfrentando, então, não entendemos nada e achamos que Ele é simplesmente um deus que salva. Quando damos os nossos dízimos, nossas ofertas, quando oferecemos os nossos serviços na expectativa que teremos uma vida tranquila, estamos vivendo na esperança de que se agradarmos ao “deus” que servimos, então estaremos livres dos nosso problemas e teremos uma vida abastada e sem problemas e dificuldades.

Viver assim não é viver a vontade de Deus, é revelar o completo desconhecimento da Sua vontade e do Seu plano para nós. É querermos viver a religião do diabo, pois foi ele que prometeu o livrar dos problemas e das dificuldades. Vemos isto claramente nas tentações pelas quais passou Jesus. Usar do poder que tinha para suprir as necessidades, adorar para receber todo o reino deste mundo, apresentar-se ao mundo para receber da sua glória. O propósito do Diabo foi livrar o Senhor da cruz. Não são estes os nossos desejos e muitas vezes não são estas coisas que buscamos? Quando assim fazemos, estamos querendo a religião do homem, isto é, do Diabo, e não a religião de Deus.

Não existe na Sua palavra qualquer promessa de livrar-nos de nossos problemas, de resolver as nossas dificuldades ou de que os nossos problemas serão eliminados em um piscar de olhos. As promessas do Senhor Jesus estão relacionadas a sofrimento, perseguição, tribulação, mas com o adendo de que Ele estaria conosco e que a vitória sobre tudo isso nos era assegurada, independente da expectativa que tínhamos do mundo.

Abrão recebeu promessa e nunca a viu cumprida (o possuir a terra veio a realizar mais de quinhentos anos depois), teve a promessa do filho, que se realizou mais de dez anos depois. Temos assim, a situação de outros homens como José, levado para o Egito para cumprir o propósito de Deus, passou boa parte na prisão. Temos Davi em suas diversas lutas.

Temos que entender que ser filho de Deus, não quer dizer que teremos uma vida tranquila e sem problema, mas sim, que teremos o Senhor conosco, nos ajudando e nos guiando para que, enfrentando os problemas, vivendo baseado na convicção das promessas de Deus, possamos superar e depender inteiramente Dele para vivermos neste mundo revelando o Seu reino e manifestando a Sua glória. Como Paulo que declarou que nas aflições, nas lutas, na fome, nas noites sem dormir, ele sempre foi mais que vitoriosos em Cristo Jesus. Temos que entender o que significa viver por fé e o que significa viver por expectativa. Fomos chamados para revelar o reino de Deus através das nossas vidas, manifestando Deus e sendo Seus imitadores entre os homens, convictos que recebemos o poder de Deus, a sua autoridade, para o revelamos ao mundo por meio da nossa vida.

https://soundcloud.com/caminhar-na-graca/viver-por-confianca-e-nao-expectativa