Jesus no evangelho de Marcos afirma que o tempo é chegado e que o reino de Deus está próximo e que precisamos nos arrepender como podemos ler no capítulo 1, no verso 15: “O tempo é chegado, dizia ele. O reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas novas!” (Marcos 1:15, NVI).
Ele afirmou isto, no início do Seu ministério, depois de ser batizado por João Batista. E esse falou o seguinte acerca de Jesus, no verso 8: “Eu os batizo com água, mas ele os batizará com o Espírito Santo.” (Marcos 1:8, NVI).
Embora no português, a palavra batismo pareça ter o mesmo significado, as duas tem significados diferentes no original. No caso de João Batista o significado é de inserir e retirar das águas. E no caso de Jesus quer dizer que somos inseridos permanentemente no Espírito.
Tendo este entendimento, precisamos compreender o que significa o reino de Deus está próximo e o que precisamos fazer para ser inserido em Seu reino. Em outro lugar, quando estava ensinado sobre o reino de Deus, ele afirmou que o reino não viria em visível aparência, mas estaria em nós.
Como fazemos para fazer parte do reino de Deus? Devemos nos arrepender. Mas o que significa arrependimento? Precisamos mudar de atitude, deixarmos de seguir na direção que estamos e nos voltarmos para Deus. Quer dizer abandonar o que estamos fazendo e como estamos fazendo. Jesus disse que se quiséssemos ganhar a nossa vida, deveríamos perdê-la, e em outro lugar Ele afirmou que quem desejasse ser Seu discípulo deveria negar a si mesmo, tomar a cruz e segui-Lo.
O arrependimento está relacionado à compreensão que os valores que temos escolhido, a maneira como temos vivido as nossas vidas estão longe do propósito e querer de Deus, que estamos separados Dele e presos, escravos de nossos desejos. A obra de Cristo na cruz foi para nos libertar de nossos sentimentos e desejos humanos. Por isso, todo egoísmo, orgulho , arrogância, individualismo não tem nada a ver com o reino de Deus, nem com Ele. O arrepender está no fato de reconhecermos que isto não faz parte da Sua vida e que devemos rejeitar completamente e nos voltarmos para Deus. Este ato é o arrependimento.
Quando reconhecemos que não vivemos uma vida que agrada a Deus e que queremos andar segundo os Seus valores, estamos confessando os nossos pecados (viver de forma contrária a natureza de Deus). Neste momento que reconhecemos que Jesus morreu na cruz para nos libertar, para nos conduzir a Deus, então recebemos o Espírito Santo, somos batizados, recebemos o poder e a autoridade para vivermos neste mundo como agrada a Deus. Somos inseridos na família de Deus, fazemos parte do reino de Deus.
Devemos, portanto, andar, agora, como um filho de Deus, revelando quem Ele é, mas para isso, precisamos santificar o nosso procedimento (isto é a santificação, é o negarmos a nós mesmos) e a medida que caminhamos nesta jornada, revelamos o reino de Deus que está dentro de nós a todos os homens. E é neste revelar do reino de Deus por meio de nossas ações, não como indivíduos, mas como membros do corpo de Cristo, que manifestamos as obras de Deus, manifestando as Suas virtudes. E assim, proclamamos que o reino é chegado a todos os homens.
https://soundcloud.com/sdt_vigilato/o-reino-de-deus-esta-proximo